Sapsan: o Trem-Bala Russo

Ao planejar uma viagem à Rússia, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual é a melhor maneira para o deslocamento entre as duas cidades mais visitadas: Moscou e São Petersburgo. Apesar das passagens serem, relativamente, baratas e a disponibilidade de diversas companhias aéreas na realização do trajeto (com o tempo de voo em 1 hora), essa não é a melhor opção. Os aeroportos de Moscou ficam a uma hora e meia de distância do centro da cidade e o deslocamento durante o inverno rigoroso ou nos horários de pico de trânsito atrasam, muito, a viagem. Além disso, os aeroportos da Rússia possuem trâmites rigorosos e lentos nas revistas dos passageiros, medida que foi intensificada após o atentado terrorista que aconteceu, em 2011, no aeroporto de Domodedovo (Moscou).

Assim, a melhor opção para realizar o trajeto de 700 km entre Moscou e São Petersburgo é, sem dúvida alguma, o trem. Basicamente, existem duas opções de comboio entre essas cidades: o convencional, com duração de 8 horas, e o trem-bala que realiza o trajeto em 4 horas. Esse último é conhecido como Sapsan que significa ‘Falcão Peregrino’.

O Sapsan é moderno, com linhas arrojadas, de cor branca (predominantemente) e viaja a 250 km por hora. Muito confortável, possui 3 classes de serviço (primeira, executiva e econômica) e um vagão restaurante que serve lanches rápidos. As opções de comida não são muito atrativas, portanto, recomendo não programar a alimentação no trem. A classe econômica é muito confortável, não sendo necessário pagar mais caro para viajar nas demais classes. Apesar de eu ter feito a viagem em pleno verão russo (nas férias locais), o comboio estava muito vazio, o que facilitou a acomodação das malas. As passagens podem ser adquiridas com antecedência, através do site russiantrain.com. Por dia, 12 comboios realizam o trajeto, sendo que o primeiro parte de Moscou as 5:45 e o último as 21 horas (os horários de saída, no sentido inverso, de São Petersburgo para Moscou, são, praticamente, os mesmos).

Apesar do conforto e comodidade do trem Sapsan, não espere ver paisagens maravilhosas pelas janelas, no trajeto entre Moscou e São Petersburgo. O cenário rural é dominante, com pastos, algumas plantações e casebres. O trem para em algumas estações, mas os locais são pouco atrativos. Um detalhe fundamental é que todos os trens da Rússia partem sincronizados com o horário vigente de Moscou. Portanto, como o país possui diversos fusos horários, é imprescindível atentar-se para isso na hora da compra dos tickets de passagens.

 

O trem-bala russo Sapsan

 

Vagão restaurante do Sapsan

 

Detalhe da classe econômica do Sapsan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *