Siena é uma das mais belas cidades da região da Toscana, na Itália. Segundo a lenda, foi fundada por Remo (gêmeo de Rômulo e filhos de Marte e de Reia Sílvia – criados por uma loba), um dos fundadores de Roma. Localizada a 76 km de Florença, a melhor maneira para se dirigir à Siena é através de ônibus, pois a estação de trem fica afastada da cidade. Não são permitidos carros e veículos pesados no seu centro histórico.


A cidade possui três colinas: Camollia, Cittá e San Martino. Seu principal ponto, no entanto, é a Piazza del Campo, considerada uma das praças medievais mais bonitas de toda a Europa. A Praça, em formato de leque, foi erguida por volta de 1293, em local onde existia um antigo fórum romano. Pavimentada com tijolos vermelhos e ladeada por belas construções, é um lugar imperdível de Siena. Foi palco de execuções, manifestações e famosas touradas. Atualmente, é realizada a festa (em meados de julho) mais famosa da Toscana (que existe desde 1283), o Palio de Siena. O seu ponto alto é a corrida de cavalos em sela. Um dos edifícios mais importante da Praça é o Pallazo Púbblico, em estilo gótico e erguido em 1342, no qual funciona a Prefeitura. A Torre del Mangia, que compõe esse conjunto arquitetônico, é a segunda mais alta da Itália.


Depois de visitar a Praça del Campo, o ideal é seguir pelas labirínticas ruas da cidade, apreciando as construções antigas, os seus inúmeros becos, a elegância das suas lojas e, é claro, escolher um restaurante típico para saborear as delícias da culinária local.




O ponto alto é a sua Catedral, o Duomo de Siena, em arquitetura gótica-românica com construção a partir de 1136. Aqui, estão obras primas dos gênios Pisano, Donatello e Michelangelo e diversos afrescos de Pinturicchio. A fachada é belíssima e, em seu interior, pilares com listras de mármore sustentam a abóbada. Parte da Catedral está inacabada e aberta a visitação.





