“Staromestské Namestí” e o Relógio de Praga

A Praça da Cidade Velha, conhecida como Staromestské Namestí, é uma das praças mais importantes da Europa e um dos pontos mais pitorescos de Praga, capital da República Tcheca.

O local é bem amplo e rodeado por belas construções barrocas e clássicas, com fachadas que parecem bordadas a mão. Duas edificações se destacam, dentre as demais: a Prefeitura, erguida no século XIV, e a Igreja de São Nicolau, com paredes brancas que refletem a luz do sol.

 

Praça da Cidade Velha

 

Praça da cidade Velha, Praga

 

Praça da Cidade Velha

 

Vista da Praça da Cidade Velha

Acontecem, na praça, eventos artísticos, culturais e, também, as famosas feiras de artesanatos e comidas, durante a Páscoa e o Natal. No verão, quando Praga recebe o maior número de turistas, o local fica lotado, principalmente, entre 10 horas e 20 horas.

Relógio de Praga

 

O relógio medieval Orloj, que está localizado na torre do prédio da prefeitura, é a maior atração da Praça da Cidade Velha. Construído pelo relojoeiro Mikulas, no início do século XV e reformado algumas vezes posteriormente, ainda mantém o mecanismo original e impressiona pela beleza.

Além de marcar as horas, o relógio de Praga é marcador astronômico, indicando a posição da lua, do sol e dos signos do zodíaco. Nele, a terra é indicada como o centro do universo, de acordo com os teóricos da época.

 

Relógio de Praga

 

A toda hora cheia, as duas janelas localizadas acima do relógio se abrem e doze figuras representando os apóstolos ganham movimento. Além deles, quatro estatuetas ganham movimento: uma caveira, representando a morte; um turco, representando a avareza; um homem segurando um espelho que representa a vaidade; e outro representando a invasão pagã. Antes das badaladas, soa um canto de galo. O espetáculo é imperdível e atrai centenas de pessoas, assim, é fundamental chegar pelo menos 15 minutos antes para conseguir um lugar bem em frente ao relógio.

 

A Praça iluminada para o Natal

Um excelente programa é saborear a culinária tcheca e a melhor cerveja do mundo em um dos restaurantes da praça. Faço destaque para o restaurante U-Prince, com cardápio variado, atendimento impecável e preço justo – além da visão privilegiada do relógio, tanto do seu terraço, quanto da varanda.

 

Detalhes do Relógio de Praga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *