Trakai: um Lugar Mágico na Lituânia!

Trakai é uma pequena vila na Lituânia, situada a 30 minutos de carro da capital Vilnius. A vila é bem pacata, com lindas e coloridas casinhas de madeira, ruas floridas e guarda um dos maiores tesouros do país: o Castelo de Trakai!

A fortaleza foi erguida em meio a um lago e ao final do século XIV para ser a sede do poder de Vytautas, o Grande. Uma ponte de madeira o liga à margem oposta. Com o passar do tempo, foi sendo abandonado e muito da sua estrutura acabou por desabar. Em 1655, foi praticamente destruído pelos cossacos russos. Porém, em 1950, os próprios russos iniciaram a sua reconstrução, somente concluída em 1987.

A fortificação possui torres circulares, um belo portão de entrada e um fosso com ponte móvel. É formado por tijolos e telhas vermelhas, semelhantes às dos castelos dos contos de fadas! Internamente, é possível andar pelos seus salões e suas escadarias. Um museu com artigos da época está aberto aos visitantes.

O Castelo de Trakai pode ser visitado em qualquer época do ano. No inverno, fica coberto de neve e seu lago, parcialmente, congelado. Mesmo no verão, as temperaturas são amenas e a possibilidade de chuva, como em toda Lituânia, é grande. Fiquei impressionada com a quantidade de lírios, por toda a vila, nessa época do ano.

A minha sugestão para chegar a Trakai é por táxi, a partir de Vilnius. É fundamental pesquisar e negociar o valor da corrida, pois não existe preço fixo. Combinamos com o mesmo motorista que nos levou (Ruslan Potasov – Telefone: +37067988173) o retorno. É importante reservar umas 5 horas para aproveitar a visita ao Castelo (cujo ingresso pode ser adquirido no próprio local), o seu lago e para descansar em um dos restaurantes da vila.

 

Vila de Trakai

 

Vila de Trakai

 

Visão geral do Castelo de Trakai

 

Ponte de madeira que liga o Castelo à margem oposta do lago

 

 

Detalhe do antigo fosso

 

Antigo fosso

 

Ponte móvel do Castelo

 

O interior do Castelo de Trakai

 

 

Detalhes do Castelo

 

Objetos expostos no museu do Castelo

 

Objetos expostos no museu do Castelo

O lago de Trakai faz jus ao seu Castelo: é belíssimo e possui 21 ilhotas. Diversas pequenas embarcações realizam passeios de até uma hora, pela extensão do lago. Como o preço varia bastante com a demanda, é importante a negociação desse.

 

Passeio de barco em Trakai

À margem do lago, existem barraquinhas que vendem souveniers com preços atraentes. Vários restaurantes estão presentes, também. Recomendo o Bona Lounge, pois fica bem em frente ao Castelo, possui cardápio variado, atendimento excelente e a vista é espetacular. O Kibinai, semelhante à empanada, é uma iguaria típica e muito gostosa da região, originária dos Caraítas (seguidores de uma ramificação do judaísmo, o Caraísmo) que fixaram residência em Trakai. Vale a pena experimentar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *