Trieste

Trieste, cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, está localizada às margens do mar Adriático e na região leste da Itália. No século II aC, Trieste pertenceu ao Império Romano, no século XII, a cidade passou para o domínio do Império Austríaco, e após 1918, retorna à Itália. Trieste foi importante porto na Segunda Guerra Mundial e, pela proximidade com a antiga Iugoslávia (região da atual Eslovênia), foi cenário de diversos conflitos e disputas territoriais entre aliados e nazistas. Trieste possui, assim, riquíssima história com influências culturais diversas.

A estratégica localização de Trieste faz dessa cidade um excelente ponto de apoio na viagem daqueles que partem, de carro ou ônibus, da Itália para a Eslovênia. Trieste está a meio percurso entre a Eslovênia e Veneza ou Florença. Visitei a cidade, justamente, quando viajava de Liubliana, capital da Eslovênia, para Florença, na Itália. Viajei, de ônibus, de Liubliana até Trieste e, após um dia na cidade, fui de trem até Florença.

A estação de ônibus funciona nas dependências da Estação Central de Trem. Optamos por ficar hospedados próximos à essa, no Hotel Albergo Alla Posta que recomendo devido ser próximo aos pontos turísticos da cidade. Durante nossa estadia, conhecemos a Burian: vento gelado e forte originário da Sibéria que atrapalhou um pouco as caminhadas pela cidade.

O que primeiro me encantou em Trieste foi o passear pelos calçadões margeados pelo Adriático. O Grande Canal de Trieste é um braço perpendicular desse mar que se adentra pela cidade. É navegável, sendo possível ver diversos barcos ancorados, formando um belo cenário. Além do mais, toda a região é bem movimentada em bares e restaurantes.

A Piazza Unità d’Italia é uma ampla praça, com diversas construções (com grande riqueza arquitetônica) e é considerada a maior da Europa situada à beira mar. O mais famoso edifício é a Prefeitura Municipal. Diversos cafés e restaurantes ladeiam a praça, transformando-a em importante ponto de encontro da cidade. Próximo à Unità d’Italia, outra famosa praça, a Piazza della Borsa que já foi importante centro econômico e onde está o prédio da Câmara de Comércio e Indústria, em estilo neoclássico.

A influência da antiga Roma está presente na cidade, como no monumento bem preservado Arco di Riccardo, erguido em 33 dC, e o antigo Teatro Romano.

 

Trieste, Itália, e o mar Adriático

 

Vista do Grande Canal

 

Detalhe do Grande Canal

 

Piazza Unità d’Italia

 

Belo prédio da Prefeitura de Trieste

 

Cafés na Piazza Unità d’Italia, Trieste, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *