Utrecht

Utrecht é uma cidade holandesa com cerca de 300.000 habitantes, distante 57 km de Amsterdam e de fácil acesso por meio de trens que partem, em diversos horários, da Estação Central da própria Amsterdam (em percurso de 30 minutos). É uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco da cultura e da vida interiorana do país, fugindo do agito da capital. Utrecht foi fundada por volta de 50 dC, com o objetivo de proteger um local estratégico no Rio Reno. Foi uma das primeiras cidades holandesas a adotar a religião católica e o centro da cidade preserva muitas igrejas e mosteiros medievais.

A primeira coisa que chamou a minha atenção em Utrecht foi, justamente, a sua estação de trem: bastante movimentada para uma estação do interior, indicando que a cidade é ponto importante de interseção no país. Além disso, existe um enorme centro comercial acoplado à estação, com lojas de redes famosas europeias, boutiques de grife e restaurantes – tudo com lindíssimas vitrines e muito conforto. Portanto, para chegar a Utrecht, o visitante atravessa um verdadeiro shopping center até encontrar as calmas e tranquilas ruas da cidade.

No centro de Utrecht, é possível ver todos os seus encantos: ruas com construções típicas da Holanda e canais cortando a cidade com muitas portas, de casas e de prédios, voltadas, diretamente, para esses, lembrando Veneza. Destacando-se na paisagem, está a enorme torre da Igreja de St. Martin, Domtoren, com 112 metros e construída em 1382, no estilo gótico. Diversos cafés e restaurantes com ambientes charmosos estão espalhados pela cidade, assim como lojas de souveniers holandeses, com preços melhores dos que os praticados em Amsterdam.

Utrecht possui sete grandes universidades, com 70 mil estudantes que movimentam o comércio local. Pela cidade, é possível ver diversos brechós e lojinhas de produtos de design e fotografias. Todos os sábados, das 7 às 17 horas, na Praça Janskerkhof, funciona uma feira de flores, mudas e sementes.

 

Utrecht, Holanda, e seus canais

 

Um dos canais de Utrecht

 

Edificações bem próximas a um canal

 

Portas voltadas, diretamente, para um canal

 

Torre Domtoren, destacando-se na paisagem

 

Vista da torre Domtoren

 

Igreja de St. Martin

 

Universidade de Utrecht, uma das mais antigas da Holanda

 

Utrecht, Holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *